8 DICAS DE COMO SE RELACIONAR COM UM AMIGO DEPRESSIVO

Pessoas com depressão travam uma verdadeira batalha invisível dentro de suas cabeças. Para quem olha de fora, isso pode parecer estranho ou confuso. A depressão é a forma de adoecimento psíquico que mais acomete as pessoas mundialmente, mas é ainda um tabu na nossa sociedade. Você quer saber como se relacionar melhor com um amigo depressivo? Acompanhe essas 8 dicas.

1 – VOCÊ NÃO É OBRIGADO

Sério. Não existe nenhum dever moral a ser cumprido. Ao invés disso, você pode optar por construir uma ponte. Ou não. E isso é inteiramente a seu critério para decidir e não há problema nenhum nisso! Para que uma conexão seja genuína, ela precisa nascer do desejo de se conectar e não da obrigação. Então tudo bem se você não quiser. Mas, se quiser, você pode ter uma ótima oportunidade para se conectar e compartilhar alguns momentos saudáveis juntos.

2 – Não peça para seu(a) amigo(a) superar

Uma das primeiras coisas que você pode dizer é ‘sai dessa’. Beleza, o problema disso é que todo depressivo já pensou nisso! Aliás, a própria falta de habilidade em superar é o que se caracteriza como depressão. Para um depressivo, a depressão é como algo físico: você não pode pedir para alguém se livrar de uma pneumonia, não é mesmo?

Além disso, insistir nesse ponto pode fazer seu amigo se sentir mal por fracassar. Lembre-se: depressão não é só uma questão de querer. É uma condição que exige tratamento especializado.

3 – Não tente consertar o seu(a) amigo(a)

Tudo bem, essa é uma linda intenção. Nobre, de verdade! Mas isso com certeza fará com que seu(a) amigo(a) se sinta culpado(a). Além disso, o que alegra algumas pessoas, pode simplesmente não funcionar com outras. Você NÃO é responsável pelo bem-estar do(a) seu(a) amigo(a) depressivo(a). Agir como se fosse o contrário pode tornar a relação pesada e, em última instância, insuportável para ambos os lados.

Além disso, uma pessoa pode estar triste e bem ao mesmo tempo. Leia isso de novo: uma pessoa pode estar triste e não haver nada de errado com ela!

4 – NÃO TOME RESPOSTAS NEGATIVAS PARA O LADO PESSOAL

Sair ou mesmo levantar da cama pode ser um verdadeiro desafio para uma pessoa com depressão. Por isso, não leve a mal se o seu amigo recusar alguns convites seus. Não é como se ele não quisesse sua companhia – ele apenas não tem força para querer sair. Por favor, não o faça se sentir mal por isso. Não o odeie por isso. Depressão não diminui a vontade de uma pessoa de se conectar, apenas sua habilidade em fazer isso.

5 – Não tenha medo

Depressão não é contagiosa. Tenha isso em mente. Você não vai ‘pegar’ depressão simplesmente por andar com alguém depressivo. Isso não tem nada a ver. 

Ou você pode achar que não vai saber o que dizer. Mas quer saber, isso é o de menos! Apenas esteja lá e aja naturalmente. Uma relação saudável é aquela que acontece naturalmente, sem a necessidade de ser algo ensaiado. Então apenas seja você mesmo(a) e amigável!

6 – FALE COM SUA VOZ NATURAL

Ok, essa dica pode parecer bizarra, mas é extremamente importante. Você não precisa se comportar ou usar uma entonação de voz para parecer triste. Você pode ser você! Simples assim. Está tudo bem em recusar alguma coisa ou colocar algum limite. Lembre-se: você pode e deve agir naturalmente.

7 – Confie na autonomia do(a) seu(a) amigo(a)

Você não precisa ligar e visitar todo dia ou se preocupar exageradamente. A menos que seja requerido a isso – e você aceite, claro! Peça permissão. Excessos de gentileza podem soar completamente antinaturais e impor barreiras para a relação.

Se você quiser ajudar seu(a) amigo(a), coloque-se à disposição, dentro de seus limites, e confia na habilidade dele(a) em requerer quando necessário.

8 – Converse sobre coisas normais

Você pode conversar sobre seu time de futebol, sobre o trabalho ou qualquer coisa! A tristeza e as cores cinzas do mundo não são o único tópico! Permita que seu amigo contribua de alguma forma. Converse como se a vida dele tivesse o mesmo valor de qualquer outra!


*Texto baseado na palestra de Bill Bernat ‘How to connect with depressed friends’

1 comentário Adicione o seu

  1. Tão necessário esse texto. Parabéns, Luiz! Gostei de parar aqui no seu blog.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s