8 DICAS PARA MELHORAR SUA AUTOESTIMA

Autoestima é a qualidade psicológica da pessoa que está satisfeita consigo mesma. É um estado de paz interior de quem confia no próprio modo de ser e agir. Autoestima é amor próprio. Como podemos elevá-la? Confira aqui algumas dicas para turbinar sua autoestima!

1. PRATIQUE ALGUM EXERCÍCIO

Não se preocupe, você não precisa enfrentar uma maratona nem passar horas de tortura na academia. Qualquer exercício basta. Uma caminhada, dançar, correr ou aquilo que for mais divertido! A ordem aqui é fazer o que se gosta, unir o útil ao agradável.

A prática de exercícios físicos faz bem à saúde. Um corpo saudável se torna uma sede saudável para uma mente mais disposta. Você pode até se cansar no começo, isso é normal, mas com o tempo sentirá mais energia e disposição.

Autoestima - exercícios

Os exercícios físicos servem para descarregar a tensão do dia-a-dia, para regular o sono e possuem o incrível poder de liberar no sangue substâncias que nos fazem sentir melhor. Estudos indicam que podem até mesmo ajudar o cérebro a produzir novos neurônios. Você já pensou nisso? Além disso, vão ajudar você a fazer as pazes com o espelho e isso não significa se enquadrar nos padrões super exigentes de corpo, mas sim se sentir bem do seu jeito.

Se forem associados a boas companhias, melhor ainda

2. PASSE UM TEMPO COM OS AMIGOS

8 DICAS - FOTO 02

Estar em companhia não só é bom, como também saudável. Poder conversar, bater um papo sobre o assunto que for, não importa: somos seres sociais e isso faz parte da nossa natureza! Se isolar vai fazer aumentar os sentimentos de inadequação que vão contribuir para uma imagem distorcida e depreciativa de si. Os olhos são o espelho da alma, neste caso, os olhos dos outros são espelhos da nossa própria alma e que possibilitam ver nossa própria imagem.

Só vale uma dica: encontre amigos que o façam sentir bem. O termômetro é simples, basta seguir o coração. Se depois do encontro você se sentir leve, que ótimo! Os efeitos disso vão ser muito mais duradouros do que parecem. Mas se você se sentir mal, atenção! Estes relacionamentos podem estar contribuindo para deteriorar sua autoestima.

A relação social, assim como a prática de exercícios físicos, tem a capacidade de liberar no cérebro um conjunto específico de neurotransmissores que possuem o poder de amplificar as emoções positivas, nos tornando mais receptivos e propícios a ela. É como um exercício, uma prática social!

3. DIGA NÃO QUANDO NECESSÁRIO

Autoestima - dizer não

Por mais difícil que pareça, dizer não é necessário. Estabelecer os próprios limites, seja no trabalho ou nas amizades, vai fazer com que você se sobrecarregue menos e tenha um nível de estresse mais baixo.

Pode parecer que não, mas isso também vai te ajudar com suas amizades: ter que fazer tudo para ser amado não é realmente ser amado e, com o tempo, as pessoas vão aprender a te respeitar.

Quando você não consegue dizer não, é como se sufocasse um pedacinho da própria alma. Você se agride e as marcas dessa agressão são duradouras, especialmente se elas forem muito frequentes.

O verdadeiro amor tolera e aceita os limites pessoais e as diferenças. Pense nisso!

4. APRENDA QUE ERROS SÃO APENAS ERROS

Autoestima - errar

Ninguém gosta de errar, isso é verdade. Mas errar é inevitável. Todos nós já erramos e vamos ainda errar muitas vezes enquanto estivermos vivos. Não dá para evitar. O problema é quando isso gera uma culpa excessiva.

Tudo bem, você poderia ter feito melhor. Poderia, se soubesse o resultado, mas não sabia. Ninguém faz algo pensando em errar, pois, se fizer, não vai estar errando. Fazemos aquilo que nos é possível naquele momento, nada mais, nada menos. Nossas condições psíquicas são variáveis e mudam muito a cada momento. Então simplesmente não pegue tão pesado consigo mesmo!

Errar é humano, mas isso não significa que você não possa reparar este erro. Se for com outras pessoas, encare isso como uma possibilidade para repaginar suas relações. Frequentemente, os problemas nos dão oportunidades de expandir nosso ser e nossas relações. Quais será que estão se abrindo agora mesmo para você?

5. VALORIZE SUAS QUALIDADES

Autoestima - gratidão

Todos nós temos muitas qualidades, mas frequentemente focamos nelas como defeitos simplesmente porque é mais fácil assim. Além disso, é muito mais difícil ver o que há de bom, ao invés de focar no que há de ruim, e existem razões evolutivas para isso. Entretanto vale lembrar que todas estas são apenas características, nem só boas, nem só más.

É muito comum uma pessoa olhar seus “defeitos” e os ver apenas como maus. Mas eles não são só maus. Uma pessoa que acha que fala muito, por exemplo, é desinibida e pode ter facilidade com o público. Alguém que não gosta de falar, por outro lado, é uma pessoa que pode se dar bem em outras coisas.

Nossas características são o que fazem da gente nós mesmos. Então não tenha vergonha delas. Não tenha medo de segurar com orgulho suas qualidades e poder falar sobre elas. Empodere-se  de si mesmo.

Você já pensou qual outro lado seus defeitos ou qualidades podem ter?

6. NÃO SE PREOCUPE SE ESTIVER TRISTE

Autoestima - tristeza

Ficar triste é natural.  Não há problema nenhum em não estar bem. Ficar tristes às vezes também tem sua importância. Por outro lado, a sociedade atual nos cobra que sejamos felizes, que exibamos nossa suposta felicidade e sucesso a todo instante de maneira exaustiva. É quase um compromisso com a felicidade para os outros, não para nós mesmos. Temos pouco direito à tristeza. Mas emoções são importantes. Elas são fragmentos da nossa própria alma. Estar em contato com elas, muito frequentemente, significará estar triste. Isso, porém, possibilitará estar feliz.

Se entristecer mostra que você é humano, que tem sensibilidade e que está em contato consigo mesmo. Se conhecer é também permitir que as mais diversas emoções venham à tona em seus momentos e estar em congruência com elas. De outra forma, é como se nos afastássemos de nós mesmos.

Então se você está triste, saiba que é por este momento e pelos motivos que você tem. Você não tem o dever de estar feliz a todo o tempo, isso é muito pesado. Então fique triste, chore, sofra, já que este é o preço pelo amor. Se esconder por trás de uma máscara de felicidade, por vezes, é uma agressão.

7. AME A SI MESMO

Autoestima - amor próprio

Aprender a investir em si é uma das tarefas mais difíceis de se aprender. Ao invés de gastar a força tentando mudar os outros ou fazer bem para os outros, por que não investir em você? Isso não é egoísmo. Ou talvez seja simplesmente um tipo de egoísmo necessário.

Poder ficar só consigo mesmo de vez em quando e amar isso é algo muito positivo. Fazer atividades que se goste todo o dia, algo que o deixe feliz, é um modo de fazer carinho em si mesmo. Pode ser coisas muito simples, como ler, descansar, ouvir música ou comer algo que se goste muito  – só não vale exagerar ou confundir a necessidade de afeto com comida.

Fazer planos, sonhar e traçar metas pessoais também são meios de investir em si mesmo. Aprender a identificar suas qualidades e não ver apenas os defeitos também é uma forma de autoaceitação e amor.

Investir num processo de autoconhecimento é uma das formas mais ricas de dedicar amor a si mesmo e os resultados são incríveis! Ninguém pode se amar de verdade sem se conhecer e é muito difícil ser amado quando não amamos a nós mesmos.

8. NÃO ESPERE O FINAL FELIZ

Autoestima - final feliz

Adiar a felicidade e acorrentá-la a uma condição é algo muito comum. Você será feliz quando se casar ou quando tiver aquele emprego, talvez quando se formar naquele curso ou especialização, quando ficar rico ou quem sabe quando resolver todos os conflitos de sua vida. O problema com isso é que nunca estamos plenamente satisfeitos e estas metas são apenas passageiras, já que, quando chegamos lá, tendemos a estabelecer outras novas e assim por diante.

A felicidade não precisa ser um fim, mas o percurso. É possível ser feliz todos os dias, nas mais diversas situações. Com certeza coisas maravilhosas acontecem em sua vida, mas você permanece inconsciente disso porque traçou um retrato muito rígido do que é felicidade. É hora de dissolver essa ilusão, de perceber que a felicidade está em todos os momentos, apesar do passado e sem depender do futuro.

Terceirizar a felicidade também é outro erro comum, conferindo esta ao príncipe ou princesa dos seus sonhos. Além de ser um fardo muito pesado para um amor, vai impedir que você possa ser feliz em outras condições. A felicidade, neste caso, poderia ser melhor sendo a soma de duas felicidades, ao invés da necessidade do outro para uma única felicidade inteira, você não acha?

Quando você aprender a ver a felicidade um pouco a cada dia, ela vai se tornar mais abundante na sua vida. Pensamentos positivos atraem pensamentos positivos e isso não é magia nenhuma – é ciência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s