QUAL A DIFERENÇA DE UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL PARA UMA RELAÇÃO NARCISISTA?

Narciso, quando se apaixona pela ninfa Eco, não se apaixona por Eco, mas pela própria voz repetida. Narciso só ama a própria imagem, fonte de seu fascínio, mas também de sua destruição.

Quando amamos, buscamos no outro também um complemento da nossa própria imagem. Tornamos o outro também uma parte de nós mesmos, por isso, podemos dizer que todo amor é narcísico em sua origem, o que não é o mesmo que dizer que seja narcisista.

Mas então qual é a diferença?

UMA RELAÇÃO DE APAGAMENTO

A primeira coisa para entender a diferença de dinâmica de uma relação de configuração narcisista para uma relação saudável é justamente isso: a diferença.

Uma relação narcisista é aquela onde a fórmula sempre será 1+1=1.

Sim, este 1 da resposta pode ser um 1 maior, mais elevado em sua potência, podemos dizer. Esta é uma relação de engrandecimento unilateral, mas é, ao mesmo tempo, uma relação de apagamento.

Numa relação de ordem narcisista, um sempre desaparece, seja ao se apagar e se adaptar excessivamente ao outro, ou seja ao se doar excessivamente. Pode ser descrita em termos de devoração ou esvaziamento.

Uma relação de devoração pode ser descrita como aquela onde um se apropria dos bens do outro, especialmente os psíquicos, mas não raro também os materiais. É uma relação de dinâmica parasita, pois aqui um dos lados drena o outro.

Uma relação de esvaziamento  será aquela onde um doa o tempo todo, constituindo uma via de mão única apenas e, por esse efeito, gera sempre uma perda para um dos lados que, mais cedo ou mais tarde, poderá acabar se sentindo esvaziado, como se não mais tivesse uma vida própria ou mesmo qualquer qualidade.  Essa dinâmica também pode se dar quando um dos lados precisa se apagar para causar a impressão de que o outro está crescendo ou não está perdendo. É quando o sucesso de um ou seus bens psíquicos (qualidades, seu ‘brilho’, etc) incomodam o outro. Vale ressaltar que esse apagamento pode se dar tanto por uma via voluntária, ou seja, um dos lados acaba cedendo em prol do outro, quanto pelo resultado de ataques mais ou menos velados à autoestima e à autonomia.

Portanto, uma relação de dinâmica narcisista é aquela onde a diferença é sempre obliterada, seja por assimilação ou destruição.

UMA RELAÇÃO DE COMPLEMENTARIDADE

Mas, então, o que define uma relação saudável?

Uma relação saudável é aquela onde a diferença não precisa deixar de existir, mas ela pode coexistir e até mesmo somar. Para fazer alusão à nossa fórmula, é aquela onde 1+1=3. Note que o produto da nossa soma não é 2, pois, se assim fosse, 1 e 1 continuariam separados em sua individualidade.

Uma relação saudável não é apenas sobre pessoas que caminham lado a lado, mas que constroem, juntas, um terceiro elemento, a relação, um terreno compartilhado, mas sem que nenhuma delas precise se apagar ou deixar de existir. Por isso nosso resultado, aqui, será sempre 3.

O primeiro ponto a levar em consideração nessa dinâmica é o respeito pelo outro. Nesse caso, as diferenças podem existir. Um lado pode continuar tendo seus valores singulares, sem que precisem deixar de existir ou se adaptar totalmente ao outro que, por sua vez, também pode manter os seus. Cada pessoa, assim, continua a ser a si mesma de modo separado, ao que vamos chamar da função da coexistência. Isso não é dizer que uma relação não precise de investimento ou adaptação.

A segunda função e mais importante na dinâmica saudável é a relação de complementaridade. Sabe aquela característica do outro que faz você se sentir mais forte? Aqui é que se dá a verdadeira soma e a riqueza de uma relação, é através da complementaridade que o verdadeiro crescimento mútuo pode emergir.

Para que essa relação ocorra, torna-se imprescindível a diferença, pois são justamente esse pontos que vão permitir o crescimento de ambos os lados. 

E você, qual a dinâmica da sua relação?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s